Euro sobe 1% face ao dólar à espera da reunião da Fed - TVI

Euro sobe 1% face ao dólar à espera da reunião da Fed

Euro

A 3 de Novembro a Reserva Federal anuncia a sua nova política de estímulos à economia que deverá passar pela compra de títulos do Tesouro e pela injecção de liquidez no sistema financeiro

Relacionados
O euro segue esta tarde de quinta-feira a negociar em alta face ao dólar com os mercados atentos ao plano da Reserva Federal (Fed) de estímulo à economia dos Estados Unidos, que deverá ser conhecido a 3 de Novembro.

O euro sobe 1,16% e vale 1,3924 dólares, acima dos 1,3776 dólares a que negociava na quarta-feira, sensivelmente esta hora.

Nas últimas semanas, vários analistas previam que o plano da Reserva Federal passaria pela compra de títulos do Tesouro entre 500 mil milhões de dólares e um bilião de dólares de modo a baixar os juros e promover o consumo, mas a aquisição deverá ficar abaixo e vai acontecer ao longo de vários meses.

O dólar tem estado a cair desde Setembro, reflectindo o anúncio da Fed de uma possível injecção de liquidez no sistema financeiro.

Numa nota hoje divulgada pelo Fundo Monetário Internacional, datada de 21 de Outubro, a instituição considera que o dólar está «forte» em comparação com os fundamentos económicos que o sustentam.

«As taxas de câmbio efectivas do Japão, da Zona Euro e do Reino Unido parecem largamente consistentes com os fundamentos de médio prazo, enquanto o dólar dos Estados Unidos está bastante forte em relação aos fundamentos», observou o FMI.
Continue a ler esta notícia

Relacionados