Europa vira página e bolsas ficam com medo - TVI

Europa vira página e bolsas ficam com medo

Bolsa

Mercados abrem no vermelho depois da vitória de Hollande nas Presidenciais francesas e falta de perspetivas de coligações na Grécia para formar governo

Relacionados
As bolsas europeias arrancaram em queda, depois do fecho também em queda dos mercados asiáticos. Tudo por causa das eleições em França e na Grécia.

Estes atos eleitorais estão a fazer tremer os investidores. Paris virou à esquerda com a vitória de François Hollande sobre Nicolas Sarkozy e a promessa de que «a austeridade já não é uma fatalidade».

Na Grécia, nenhum partido se aproximou sequer de uma maioria absoluta, tornando díficil a formação mesmo de um governo de coligação.

Ora logo de madrugada os mercados asiáticos acusaram nervosismo, com a bolsa de Tóquio a encerrar no vermelho. O índice Nikkei caiu 2,78%.

Pela Europa, Paris recua agora 1,67%, Espanha 1,7%, Lisboa 0,78% e Itália 1,87%. Na Alemanha, a praça de Frankfurt desliza mais de 2%.

Os juros da dívida francesa estão, no entanto, estáveis com a vitória de Hollande, rondando os 2,9% na maturidade a 10 anos.

O euro está, no entanto, cauteloso, ao desvalorizar 0,22% para os 1,2997 dólares.

Igualmente em queda estão os mercados petrolíferos. O Brent, negociado em Londres, e que é o petróleo que serve de referência para Portugal, desce 0,6% para os 112,59 dólares por barril.

O crude nova-iorquino também cai, ainda mais: 1,26% para os 97,25 dólares por barril.

Num momento crucial para a resolução da crise europeia, há quem diga que o Velho Continente corre o risco de se desintegrar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados