Iberia despede-se do IBEX35 depois de 9 anos em bolsa - TVI

Iberia despede-se do IBEX35 depois de 9 anos em bolsa

Bolsa

Espanhola abandona mercado accionista na consequência da sua fusão com a British Airways

Relacionados
A empresa aérea espanhola Iberia despede-se esta quinta-feira da bolsa madrilena, com a suspensão dos seus títulos no final da sessão, regressando na segunda-feira, depois de formalizada a fusão com a britânica British Airways, nota a Lusa.

Nessa altura, os títulos da Iberia já terão desaparecido do Ibex 35, sendo substituídos por títulos da International Airlines Group (IAG), grupo criado com a fusão da empresa espanhola e da BA.

Desde que saiu ao mercado bolsista pela primeira vez a 3 de Abril de 2001, os títulos da Ibéria valorizaram 194 por cento, o que equivale a multiplicar por três o preço de cada acção de 1,18 euros, há 10 anos, para os 3,48 euros de hoje.

O processo de fusão que agora se formaliza em bolsa marca uma década de altos e baixos para a Ibéria, que nesse período foi privatizada e sofreu - devido à crise - um dos piores resultados da sua história (perdas de 273,4 milhões de euros em 2009).

Na sexta-feira, decorre a operação de troca de acções entre a Ibéria e a BA a que se seguirá a ampliação de capital da IAG até um valor máximo de 1.049 milhões de euros.

Mediante este acordo, os accionistas da BA manterão 55 por cento do capital da nova empresa, cabendo aos accionistas da Ibéria o controlo dos restantes 45 por cento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados