Novo recorde: juros da Grécia superam os 90% - TVI

Novo recorde: juros da Grécia superam os 90%

Agência Financeira

Aguarda-se com expectativa pelo discurso do ministro das Finanças alemão, depois de Angela Merkel ter recusado hipótese de Grécia declarar incumprimento

Relacionados
Os juros da dívida da Grécia, na maturidade a dois anos, voltaram esta terça-feira a bater um novo recorde desde a criação do euro, ao superarem a barreira dos 90%, segundo dados da Reuters.

O mercado volta, assim, a castigar Atenas, mesmo depois de a chanceler alemã, Angela Merkel, ter recusado esta manhã a hipótese da Grécia declarar um incumprimento efectivo e de ter alertado os parceiros da sua coligação governamental para não alimentarem essa possibilidade.

Mas os investidores continuam a recear que a Alemanha tenha deixado de confiar na possibilidade de a Grécia assumir os compromissos para receber ajuda externa, tendo sido noticiado, na segunda-feira, que está em marcha um plano que inclui o cenário de insolvência deste país da zona euro.

Aguarda-se agora com alguma expectativa pelo discurso do ministro das Finanças alemão, Schauble, já que constitui um teste à posição da Alemanha em termos de uma possível solução para a Grécia, adiantam os analistas.

Os juros da dívida a 2 anos chegaram esta manhã a superar os 90,57%, em Atenas. Já nas maturidades a 5 e 10 anos, as «yields» atingiam nos 27,85% e 24,8%.

Já em Portugal, os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana a dois anos negociavam, em média, nos 16,63%, a 5 anos nos 14,47% e a 10 anos nos 11,39%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados