Sair ou não do euro: Grécia pondera referendo? - TVI

Sair ou não do euro: Grécia pondera referendo?

Euros - Lisi Niesner (Reuters)

Imprensa diz que sim. Governo grego já veio negar

Relacionados
[Notícia actualizada às 10h com reacção do Governo grego]



A Grécia deve ou não sair do euro? O jornal «Kathimerini» revelou esta terça-feira que o país estará a ponderar realizar um referendo, para saber o que pensam os gregos sobre esta matéria, mas o Governo já veio dizer que não está a ponderar avançar com qualquer referendo.

«Não. Nós não discutimos essa questão, definitivamente não», disse entretanto o porta-voz adjunto do Governo, Angelos Tolkas, citado pela Reuters.

O Executivo apresentou ao Parlamento, na segunda-feira, um projecto de lei que visa permitir ao país realizar referendos, «mas não discutimos mais nada» para além disso. Não terá sido assim abordado nenhum referendo em particular.

Atacado por todos os lados - desde os credores estrangeiros, que exigem cortes orçamentais mais rápidos aos protestos sem precedentes em Atenas contra a austeridade - o primeiro-ministro, George Papandreou, teria nesta iniciativa uma forma de trazer maior espaço de manobra ao Governo socialista para continuar com as medidas de austeridade, numa altura em que alguns ministros defendem medidas drásticas, como a realização de eleições antecipadas.

No entanto, as divisões entre quem está à frente do Governo grego são muitas. Há quem queira evitar essas medidas, bem como a realização de um referendo sobre a permanência ou não do país no euro.

A Grécia espera chegar a acordo com a troika esta terça-feira para ver desbloqueada, já em Outubro, uma nova tranche, no valor de oito mil milhões de euros, no âmbito do empréstimo internacional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados