Ministra das Finanças espanhola diz que «Moody's exagera» - TVI

Ministra das Finanças espanhola diz que «Moody's exagera»

Elena Salgado

Elena Salgado quer que Moody's reconheça que sistema financeiro espanhol é dos mais sólidos da Europa

A ministra da Economia e das Finanças espanhola, Elena Salgado, considerou que a agência de notação financeira Moody's «exagera» ao ameaçar cortar o rating de 30 instituições financeiras espanholas, já que a banca espanhola é das mais sólidas da Europa.

A governante afirmou, em declarações à televisão espanhola, recolhidas pela «Europa Press», que a Moody's deve reconhecer que o sistema financeiro espanhol, no seu conjunto, é dos mais sólidos da Europa e que a advertência da agência constitui apenas um exercício de simulação.

Na segunda-feira, a Moody's ameaçou rever em baixa o rating de 30 entidades espanholas, entre bancos e caixas de aforro, bem como das suas emissões de dívida feitas com o aval estatal, depois de já o ter feito com o rating do Reino de Espanha.

Segundo a Moody's, a capitalização, a rentabilidade e o acesso aos mercados de financiamento da banca espanhola «permanecerão débeis», devido às dificuldades económicas, à progressiva deterioração dos activos e aos planos de austeridade do Governo.

O Santander, o BBVA, o Sabadell, o Banesto, o Banco Pastor, o La Caixa e a Caja España são apenas algumas das entidades visadas pela Moody's, num total de 30 instituições financeiras.
Continue a ler esta notícia