Audi: novo sistema de navegação - TVI

Audi: novo sistema de navegação

Novo Audi A8

Investigador de Coimbra está à frente do projecto. Nova tecnologia pretende garantir «rota perfeita» para destinos habituais dos condutores

O Massachussetts Institute of Tecnology está a desenvolver um no sistema de navegação inteligente para a Audi. E conta com a colaboração de um investigador de Coimbra para este novo protótipo que será testado no final do ano, em S. Francisco, nos EUA. Os modelos A5 e A8 serão os primeiros a incorporar esta nova tecnologia.

O AIDA (Affective Intelligent Driving Assistant), «que no futuro estará incorporado nos automóveis da Audi, é um sistema de navegação que interage com o condutor, antecipando tudo que está a acontecer na cidade para garantir a rota perfeita para os seus destinos habituais», revela um comunicado divulgado esta quarta-feira pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Clique para ver as fotos de vários modelos



O sistema está a ser concebido nos laboratórios do MIT por uma equipa de que faz parte o investigador Francisco da Câmara Pereira, do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

AIDA regista todos os passos do condutor

Apoiado por sensores (no interior e exterior do veículo), por complexas técnicas de simulação e modelos de previsão, o AIDA começa por registar os hábitos do condutor: onde vai e com que frequência, o tipo de estrada que mais utiliza e o tipo de condução que pratica, entre outros, para estabelecer os padrões de mobilidade do automobilista.

«O sistema adquire, em tempo real, a informação do que está acontecer na cidade, considerando as mais diversas variáveis, e fornece as rotas mais rápidas para o seu destino».

Mas as potencialidades deste sistema não se ficam por aqui. O AIDA detecta, por exemplo, «se o automóvel está a ficar sem combustível e alerta o condutor, providenciando-lhe simultaneamente informação do posto de combustível mais próximo». E dá ainda dicas sobre a pressão dos pneus, explica Francisco da Câmara Pereira.

A grande mais valia deste sistema de navegação futurista que, inclusive, faz comentários sobre a condução, aconselhando e ajudando o condutor, se for o caso, a ter comportamentos mais seguros, «é a sua capacidade de compreender e analisar a cidade a partir das prioridades e necessidades do condutor, evitando-lhe qualquer tipo de transtorno».

No que toca à interacção com o condutor, ainda está a ser desenhada mas o sistema será «o menos intrusivo possível».
Continue a ler esta notícia