Banca: reguladores querem garantir depósitos - TVI

Banca: reguladores querem garantir depósitos

Dinheiro

Reguladores vão examinar eficácia das regras dos governos para proteger os depósitos dos clientes caso os bancos entrem em incumprimento

Relacionados
Os reguladores mundiais vão examinar a eficácia das regras dos governos nacionais relativamente à protecção que é dada aos depósitos bancários caso essa entidade financeira entre em colapso, disse o Conselho de Estabilidade Financeira.

Num comunicado disponível no site do Financial Stability Board, afirma-se que os planos nacionais vão ser avaliados para encontrar «falhas potenciais» nos planos de garantia que os Estados puseram em marcha para proteger os depositantes, e acrescenta-se que estas falhas podem acontecer devido à possível insuficiência de fundos para reembolsar os depósitos, à falta de cooperação entre os Estados ou à falta de conhecimento por parte do público.

A chamada «vigilância dos pares vai examinar os sistemas de segurança para os depósitos e as alterações programadas», diz o Conselho, considerando que os reguladores devem «retirar ilações sobre a eficácia das reformas dos sistemas em resposta à crise».

Os Estados aumentaram os fundos de garantia aos depósitos como parte dos esforços para restaurar a confiança no sistema bancário depois da maior crise desde a Grande Depressão. A Irlanda, por exemplo, foi criticada pela chanceler alemã, Angela Merkel, por ter aumentado o valor destas garantias, levando os depositantes a fechar contas noutros países europeus e a transferi-las para aquele país.

Os governos nos 27 Estados membros da União Europeia e o Parlamento Europeu estão a estudar legislação que obrigaria os Estados a garantir depósitos num valor que pode chegar aos 100 mil euros e a reduzir os tempos de pagamento em caso de incumprimento da entidade bancária.
Continue a ler esta notícia

Relacionados