Basta uma luva colorida para ser o Tom Cruise - TVI

Basta uma luva colorida para ser o Tom Cruise

Luvas desenvolvidas pelo Massachusetts Institute of Tecnology

Criação é do Massachusetts Institute of Tecnology e serve para manusear objectos virtuais, tal como fez o actor no filme Minority Report

No filme Minority Report, já havia quem estivesse à frente de uma tela transparente a manipular imagens de vídeo. «Simplesmente acenando com as mãos», lê-se no site do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT). Agora com cor, muita cor, e alguns acessórios, já podemos ser um Tom Cruise.

Veja o vídeo aqui



À frente do computador, auxiliados por uma webcam e por umas luvas coloridas, transformamo-nos em donos e senhores, a sério, do nosso PC. Estas luvas «mágicas» permitem controlar os objectos virtuais que aparecem no ecrã. Uma operação que dispensa fios. O poder está (literalmente) nas nossas mãos.



E os videojogos são o alvo preferencial desta descoberta. A Sony e a Microsoft já estão a trabalhar em projectos onde o controlo remoto é feito através dos gestos humanos. Mas as luvas coloridas são mesmo da autoria do MIT, que estuda a realidade virtual a três dimensões, agora controlada pelo próprio corpo. As luvas dão uma ajuda.



Com 20 modelos, de 10 cores distintas, o propósito destas luvas é facilitar o reconhecimento da posição da mão pelo computador. Mas ainda há mais: há um sistema que algoritmo que reinterpreta a posição da mão, pelos dados que constam numa base de dados com mil e uma situações. Embora o processo exija uma máquina com memória suficiente, já existem computadores no mercado que aguentam este sistema.



E, melhor ainda, fabricar uma luva destas pode custar apenas um dólar. Uma invenção que caminha para um poder de controlo sem precedentes do nosso computador.
Continue a ler esta notícia