Centros comerciais: como mudaram em 25 anos - TVI

Centros comerciais: como mudaram em 25 anos

Fila de espera na abertura do Dolce Vita Tejo

Associação lembra que sector passou de pequenos espaços dispersos para o maior empregador da actualidade

Do pioneirismo para uma verdadeira indústria, a maior empregadora do país. É assim que a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) vê a evolução dos centros comerciais, quando assinala os seus 25 anos.

Segundo dados da APCC, os centros comerciais dão trabalho a mais de 70 mil pessoas directamente e a mais de 200 mil indirectamente.

Os segredos do maior «shopping» do país (fotos)

Marcas próprias mais do que duplicam em 5 anos

«Uma evolução considerada rápida, tendo em vista que em 1984, ano de constituição da APCC, o panorama nacional era marcado pelos pequenos centros comerciais, e algumas galerias de lojas junto a supermercados», refere em comunicado.

O primeiro grande centro comercial a ser construído, o Amoreiras Shopping Center, só apareceu em 1985.

Na análise ao sector, a APCC lembra que as grandes marcas nacionais evoluíram para cadeias de lojas e muitas chegaram a internacionalizar-se. Mas há mais: «Os portugueses criaram novos hábitos de consumo em função do que estes novos espaços oferecem: horários alargados e mais variedade, enquadrados em espaços agradáveis em que o lazer tem um papel cada vez mais preponderante», refere.

Cada português vai uma vez por semana ao shopping

Ainda de acordo com a APCC, no ano de 2007 foram contabilizados cerca de 500 milhões de visitas, no total dos centros em operação. Ou seja, em média, cada português vai aproximadamente uma vez por semana aos shoppings.

As 66 empresas associadas e os 100 centros comerciais em operação englobam mais de 8.500 comerciantes que facturaram no último ano cerca de 10 mil milhões de euros. O sector conta com uma área bruta locável acumulada de 3,3 milhões de metros quadrados, tendo sido contabilizados em 2007 cerca de 500 milhões de visitas, em todos os centros associados.
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