Com Orçamento bem executado, Portugal recupera «credibilidade» - TVI

Com Orçamento bem executado, Portugal recupera «credibilidade»

Passos Coelho (foto Arménio Belo/Lusa)

Líder do PSD diz que viabilização do documento permite «ter alguma confiança». Mas Governo tem de cumprir acordo

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acredita que Portugal conseguirá recuperar alguma da «credibilidade externa» que perdeu se o Governo executar «devidamente» o Orçamento do Estado para 2011.

«Se conseguirmos que o Governo execute devidamente este Orçamento, naquilo que está nas mãos do país nós estaremos em condições para recuperar alguma da credibilidade externa que perdemos», afirmou, em declarações aos jornalistas à margem da apresentação do livro de Freitas do Amaral «Camarate, um caso ainda em aberto».

Sobre as previsões económicas da Comissão Europeia que apontam para uma recessão em Portugal no próximo ano, Pedro Passos Coelho recusou comentar, argumentando que «o mais importante» é mostrar ao país e junto das instâncias internacionais que, apesar das diferenças com o PS, foi possível aprovar o Orçamento do Estado.

A viabilização do documento permite «ter alguma confiança», desde que Portugal «faça aquilo que lhe compete, que é executar o Orçamento do Estado», para que o financiamento externo da economia portuguesa «possa fazer-se».

E se a recessão vier mesmo a acontecer? «Nós já falámos de tudo isso em Portugal. Agora é importante que a execução [orçamental] que o Governo venha a fazer cumpra aquilo que era o objetivo que o próprio Governo assumiu quer em Bruxelas quer no Parlamento em Portugal».

Veja aqui as reacções do CDS, BE e PCP

Portugal não deverá cumprir meta de défice em 2011 nem 2012
Continue a ler esta notícia