Combustíveis: Autoridade da Concorrência vai mesmo ao Parlamento - TVI

Combustíveis: Autoridade da Concorrência vai mesmo ao Parlamento

Postos de abastecimento

Requerimento do PSD para ouvir presidente da AdC sobre redução dos preços num novo posto de abastecimento de baixo custo da Galp foi aprovado «por unanimidade»

Relacionados
O presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) vai mesmo ao Parlamento explicar «o porquê de haver condições» para a Galp baixar os preços dos combustíveis na sua rede de baixo custo. O requerimento apresentado no passado dia 9 de Setembro pelo PSD, para ouvir Manuel Sebastão, foi aprovado «por unanimidade» esta quarta-feira na Comissão de Assuntos Económicos.

A revelação foi feita pelo vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. Almeida Henriques disse à agência Lusa que foi ainda decidida a audição prévia de um conjunto de entidades - «algumas propostas pelo PSD e outras por outros partidos» - que, pela «relevância que têm nesta matéria», permitirão «preparar a audição» do presidente da AdC.

Entre elas, estão a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), a Direcção Geral de Geologia, a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e o Automóvel Club de Portugal (ACP).

Estas audições estão agendadas para a próxima semana e a de Manuel Sebastião irá decorrer a 28 de Setembro.

O PSD pretende também saber se a «AdC estará ou não a fazer o seu papel». «Ficam-nos algumas dúvidas e queremos esclarecê-las».

Gás natural: Presidente da ERSE também vai ser chamado

Almeida Henriques revelou ainda que, na reunião de hoje da Comissão de Assuntos Económicos foi aprovado, e também «por unanimidade», um requerimento para ouvir o presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), na sequência da actualização dos preços do gás natural.

«O aumento dos preços do gás natural teve incrementos muito

elevados, em algumas circunstâncias na casa dos 20,25 por cento, com efeitos negativos sobretudo no domínio das empresas mais pequenas».

Daí que o responsável da ERSE «venha à comissão explicar como é que se chegou a estes novos preços tão elevados e tão penalizadores da própria indústria portuguesa». A audição deverá acontecer «logo na primeira terça-feira de Outubro».



O que mudou para a Galp baixar os preços?
Continue a ler esta notícia

Relacionados