Computadores e gadgets ficam mais caros - TVI

Computadores e gadgets ficam mais caros

Crianças ao computador

Crescente valor da moeda chinesa vai ditar aumento dos preços dos aparelhos informáticos

Relacionados
Os aparelhos informáticos vão ficar mais caros. A flexibilização já anunciada do câmbio da moeda chinesa, o yuan, vai encarecer computadores, smartphones e gadgets, segundo um relatório do banco Credit Suisse.



A valorização do yuan face ao dólar vai apanhar este sector, porque a maioria dos componentes utilizados nos produtos tecnológicos é produzido ou montado em fábricas chinesas, aponta a «Exame Informática». Além disso, muitas das marcas mais procuradas têm sede nos EUA.



E, embora os contratos sejam negociados em dólares, a mão-de-obra, os componentes e as matérias-primas estão nas fábricas chinesas e, por isso, são pagas em yuans.



Acer já aumentou os preços



A subida de preços parece inevitável também pela grande falta de acessórios informáticos para a procura existente.

Gadgets e computadores: veja aqui



A Acer foi a primeira a encarecer os seus produtos. «O preço médio de venda aumentou ligeiramente, pela primeira vez em cinco anos. É um acontecimento muito raro na nossa indústria, mas os consumidores ainda estão felizes», congratulou-se o presidente da companhia, em entrevista ao «Financial Times». Ou seja, não se registou uma quebra na procura dos produtos da marca.



O relatório do Credit Suisse aponta para uma valorização de 4% da moeda chinesa face ao dólar nos próximos 12 meses. Actualmente, o dólar vale 6,78841 yuans.
Continue a ler esta notícia

Relacionados