CP cancela investimento de 300 milhões em novos comboios - TVI

CP cancela investimento de 300 milhões em novos comboios

Greve CP

Inconformidades nas propostas ditou exclusão dos quatro concorrentes a concurso. Solução passa agora pela reabilitação de material velho

Relacionados
Em vez de anular o maior concurso de sempre para a compra de novos comboios, a CP excluiu as quatro empresas na corrida para este negócio, por inconformidades encontradas nas propostas. E não terá assim de suportar um investimento de mais de 300 milhões de euros. Há anos que a empresa se encontra em falência técnica. E este negócio obrigá-la-ia a recorrer em grande parte ao endividamento.

Mas, já que optou pela exclusão dos fabricantes Alstom, Bombardier, CAF e Siemens, e não pela sua exclusão, a CP não se arrisca também a ter de pagar indemnizações aos concorrentes, revela o jornal «Público» na sua edição desta segunda-feira. A aquisição de 49 automotoras eléctricas (a maioria para a Linha de Cascais) e 25 composições diesel para o serviço regional ficou mesmo só pelo campo das intenções.

O concurso tinha sido lançado em Maio do ano passado e as propostas foram apresentadas em Novembro. De lá para cá, o processo ficou em stand-by dado que o Plano de Estabilidade e Crescimento implicou a criação de uma comissão de análise entre o Ministério das Finanças e o das Obras Públicas e Transportes para reavaliar os investimentos do sector ferroviário.

A solução passa agora pela reabilitação de material velho e pelo aluguer de 17 comboios à Renfe, no valor de 5,35 milhões de euros por ano, durante cinco anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados