EDP: lucros caem 1,5% para 337 milhões - TVI

EDP: lucros caem 1,5% para 337 milhões

António Mexia

Mesmo assim ficou acima do esperado pelos analistas que apontavam para uma queda até aos 299 milhões

Relacionados
A EDP fechou o primeiro trimestre do ano com um resultado líquido de 337 milhões de euros, menos 1,5 por cento face ao mesmo período do ano anterior, revela a elétrica em comunicado enviado ao regulador (CMVM).

Mesmo assim, este resultado ficou acima do esperado pelos analistas da Reuters que apontavam para lucros, em média, de 299 milhões de euros.

O lucro foi penalizado pelo ganho extraordinário de 27 milhões de euros, referente aos primeiros três meses do ano passado, resultado da venda de ativos de transporte à espanhola REE, lê-se no comunicado.



Quanto ao EBITDA - resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações -, este manteve-se estável em 1,003 milhões de euros, sendo que as operações internacionais representaram 61 por cento do total.

A EDP chegou ao final de março com uma dívida de 16,9 mil milhões de euros, menos 0,3% face a 2011.

O número de empregados na empresa liderada por António Mexia aumentou em 63.

O documento revela ainda que «os interesses não controláveis subiram 30%, para 71 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2012, fruto da redução em 13,8% da nossa participação na EDP Brasil e de uma subida dos resultados líquidos da EDP Renováveis e empresas de geração no Brasil».

Na conferência de imprensa de apresentação de resultados, António Mexia disse que o plano estratégico, que vai definir as apostas da elétrica para os próximos três anos, será apresentado «dentro de uma semana e meia».

As ações da EDP fecharam a sessão de hoje a subir 1,16%, para os 2,270 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados