Estado vende parte da Galp e EDP mas mantém direito de voto - TVI

Estado vende parte da Galp e EDP mas mantém direito de voto

Ministro das Finanças explicou que venda será feita através da «emissão de obrigações convertíveis»

Relacionados
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou esta quinta-feira que a venda de parte das participações que o Estado detém na Galp e na EDP será feita através da «emissão de obrigações convertíveis». Mas o Estado manterá «o direito de voto e ao dividendo durante o prazo de emissão».

Teixeira dos Santos disse ainda, no Parlamento, esta tarde, num debate agendado pelo PCP sobre privatizações previstas no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), que «algumas empresas referidas na lista de empresas a privatizar deverão ainda passar ou concluir os processos de reorganização ou de reestruturação como são os seguros do grupo Caixa, grupo TAP ou o grupo CP».

O ministro das Finanças garantiu ainda, durante a sua intervenção na Assembleia da República, que a ANA será privatizada no âmbito da construção do novo aeroporto de Lisboa, estando por definir em que momento ocorrerá esta operação.

«A ANA vai ser privatizada, no âmbito da construção do novo aeroporto. A decisão que há a tomar é o momento exacto», se será «logo no início ou durante a execução do projecto» daquela infraestrutura, referiu Teixeira dos Santos, respondendo a questões do PSD, CDS e Bloco de Esquerda, que apontaram ao Governo contradições sobre as intenções de privatização sobre a empresa responsável pela gestão dos aeroportos.

Segundo o ministro, o momento da privatização da ANA «dependerá muito das condições de acesso a financiamento e da alavancagem que o novo aeroporto dará à valorização da ANA enquanto activo».

Teixeira dos Santos salientou que não seria «defender o interesse patrimonial do Estado» se a empresa fosse privatizada sem que estivesse assegurado a maximização do seu valor, pelo que o Governo terá de «escolher o melhor momento» para efectuar esta operação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados