Ex-Scut: empresários espanhois unidos contra portagens - TVI

Ex-Scut: empresários espanhois unidos contra portagens

Scut

Exigem sistema electrónico de cobrança único para os dois países para «não travar a mobilidade» entre Portugal e Espanha.

Relacionados
Os empresários de três regiões autónomas de Espanha estão a mobilizar-se contra a introdução de portagens nas antigas SCUT portuguesas, medida que dizem afectar a actividade económica entre os dois países.

A reunião dos empresários da Galiza, Andaluzia e Castela e Leão já está a ser preparada para o final de Janeiro e pretende mostrar as consequências negativas que o sistema de cobrança virtual tem provocado junto à fronteira.

Entre outras medidas exigem um sistema electrónico de cobrança único para os dois países para «não travar a mobilidade» entre Portugal e Espanha.

«Queremos um sistema de cobrança que seja menos prejudicial para a livre circulação e relações comerciais entre os dois países», explicou o presidente da Confederação de Empresários de Pontevedra (CEP), José Manuel Alvariño.

Em declarações à Agência Lusa, o responsável garantiu que, nesta «frente de protesto», também pretende envolver empresários portugueses afectados pela cobrança nas antigas SCUT.

Na Galiza as dificuldades dos empresários para utilização da A28, entre Viana do Castelo e Porto, já são denunciadas publicamente desde 2010, mas, agora, a contestação acaba de alastrar a outras zonas de Espanha.
Continue a ler esta notícia

Relacionados