Fitch corta notação de grandes bancos gregos - TVI

Fitch corta notação de grandes bancos gregos

Grécia

Nota da dívida pública também foi cortada. Perspectiva negativa paira sobre economia grega

Relacionados
Depois de ter cortado a notação da dívida pública grega, a agência de ratings Fitch baixou também a classificação de vários grandes bancos gregos, mantendo ainda a sua perspectiva negativa.

Afectados por esta revisão foram o Alpha, o Eurobank e o Piraeus, cuja nota de longo prazo passa de BBB para BBB-, e ainda o ATEbank, cuja notação baixa de BBB- para BB+. Todos foram colocados sob vigilância negativa.

De acordo com a Fitch, o corte «reflecte o enfraquecido perfil de risco dos bancos gregos», «particularmente no que respeita à sua liquidez e posição de financiamento, em consequência das inquietações crescentes sobre o país».

Tendo em conta os desenvolvimentos, os bancos têm o acesso ao mercado de financiamento e ao mercado interbancário dificultado, «o que conduziu a uma utilização importante do financiamento pelo Banco Central Europeu em 2009 e durante o primeiro trimestre de 2010».

«A percepção de um risco elevado que envolve a Grécia contribuiu parcialmente para uma volatilidade dos depósitos bancários, que baixaram dois a quatro por cento entre o fim de 2009 e o fim de Março de 2010».
Continue a ler esta notícia

Relacionados