FMI: PME viáveis estão com dificuldades no crédito - TVI

FMI: PME viáveis estão com dificuldades no crédito

Abebe Selassie

FMI considera ainda que não existe um credit crunch no setor privado

O FMI considera ainda que não existe um credit crunch no setor privado, mas já encontrou indícios de que pequenas e médias empresas (PME) com boas perspetivas de crescimento estão a sofrer constrangimentos no acesso ao crédito.

Nesta terceira avaliação do fundo ao programa de Portugal, o FMI diz que apesar de até agora o crédito agregado às empresas não ter contraído de forma profunda, «micro data sugere que algumas empresas portuguesas têm estado sujeitas a fortes constrangimentos no acesso ao crédito».



Na avaliação, o FMI aponta para constrangimentos no acesso ao crédito da parte de «alguns setores da economia, incluindo pequenas e médias empresas com boas perspetivas de crescimento».

No entanto, o FMI diz que a desalavancagem do setor financeiro apesar de ainda ter desafios consideráveis pela frente está a avançar e que uma queda no fornecimento de crédito, aliada à repatriação de ativos domiciliados no estrangeiro e à resiliência dos depósitos, estão a permitir uma redução no rácio de transformação dos bancos de 158 por cento do final de 2010 para 143% no final de 2011.
Continue a ler esta notícia