Galp paga dividendo intercalar de 0,12 euros por ação - TVI

Galp paga dividendo intercalar de 0,12 euros por ação

Ferreira de Oliveira - Galp

A partir de 18 de setembro

Relacionados
A Galp vai pagar um dividendo intercalar aos acionistas de 0,12 euros por ação, a partir de 18 de setembro, o que vai render à principal acionista da empresa, a Amorim Energia, cerca de 38 milhões de euros.

De acordo com a informação enviada pela petrolífera à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o pagamento deste dividendo intercalar foi decidido pelo conselho de administração da Galp Energia, liderado por Ferreira de Oliveira.

A Amorim Energia é a maior acionista da Galp, com 38,34 por cento do capital social e mais de 317 milhões de ações. Feitas as contas, esta receberá cerca de 38 milhões de euros deste dividendo intercalar, ainda sujeitos a impostos.

No limite, uma vez que 45 por cento da Amorim Emergia é detida pela «holding» Esperanza, 17 milhões vão para a petrolífera angolana Sonangol e para Isabel dos Santos (donos da Esperanza).

Entre os principais acionistas da Galp, estão ainda os italianos da ENI, que têm atualmente 28,34 por cento da petrolífera, pelo que deverão receber cerca de 28 milhões de euros.

A empresa estatal Parpública tem sete por cento da petrolífera e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) um por cento. Assim, de acordo com a Lusa, à Parpública vão caber quase sete milhões e ao banco público 995 mil euros.

Em termos líquidos, o dividendo hoje comunicado pela Galp ao mercado é de 0,09 euros por ação.

As ações da Galp, que hoje lideraram os ganhos na bolsa de Lisboa ao subir 2,66 por cento, para 11,96 euros, negoceiam a partir de 13 de setembro sem direito ao dividendo intercalar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados