Impala e Nova Gente pagam 20 mil euros a Moura Guedes - TVI

Impala e Nova Gente pagam 20 mil euros a Moura Guedes

Manuela Moura Guedes (LUSA)

Condenação refere-se à publicação de textos e fotografias, sem autorização da jornalista, que abalaram a sua credibilidade profissional

Uma condenação que terá de ser tornada pública pelos próprios condenados: a Impala, o seu proprietário e a Nova Gente vão ter de pagar 20 mil euros de indemnização a Manuela Moura Guedes. A jornalista ganhou um processo contra a TV 7 Dias e a Nova Gente, por terem publicado textos e fotografias suas, sem autorização prévia.



A queixa remonta a 2007 e a 2008, altura em que a jornalista interpôs uma providência cautelar desautorizando a publicação de notícias e fotografias sobre a sua vida privada. A sentença agora conhecida refere que tais documentos «afectaram o seu bom nome, a sua imagem enquanto pessoa e jornalista» e «a sua credibilidade profissional», escreve a Lusa.



E não só: «aparecem bem identificados os filhos [menores] e a casa para onde foi morar, o que permite a identificação da sua residência e dos seus filhos, causando-lhe receio pelas consequências que essa identificação possa acarretar».



Por estes motivos, o tribunal foi peremptório: os danos morais e patrimoniais provocados pela actuação da Impala levam ao pagamento de uma indemnização à lesada no caso e ainda obriga a Impala a publicar a decisão nas suas revistas.



A decisão judicial é, porém, passível de recurso.
Continue a ler esta notícia