Lucro da PT terá descido 23% para 197 milhões - TVI

Lucro da PT terá descido 23% para 197 milhões

Zeinal Bava

Analistas dizem que, apesar da venda da participação que a PT detinha na Vivo à Telefónica, os resultados do primeiro semestre não darão «grandes motivos para brindar»

Relacionados
A Portugal Telecom só vai divulgar as contas do primeiro semestre na próxima quinta-feira. Mas alguns analistas antecipam já números mais fracos em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado líquido da empresa terá recuado 23%, para 197,1 milhões de euros.

As estimativas dos analistas contactados pela agência Lusa apontam para que a operadora liderada por Zeinal Bava apresente um lucro entre 183,3 milhões de euros e 215,3 milhões de euros, ou seja, uma média de 197,1 milhões de euro. A PT alcançou lucros de 356 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

«O segundo trimestre foi dominado pela oferta da Telefónica pela fatia detida pela PT na Vivo», destacou o analista do Citigroup Simon Weeden. Mas, no que toca a resultados, «não deverá haver grandes motivos para brindar».

Ainda assim, os analistas estimam que a apreciação da moeda brasileira, o real, terá um impacto positivo no contributo da Vivo para as receitas e no lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA). Mas esperam igualmente que se registe uma queda das receitas móveis no mercado português.

De acordo com a média das previsões, o EBITDA terá avançado 7% para 1,28 mil milhões de euros, ao passo que as receitas terão crescido quase 12% para 3,6 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados