Metro de Lisboa contrai dívida com garantia do Estado - TVI

Metro de Lisboa contrai dívida com garantia do Estado

Metro em greve

Operação de emissão de obrigações será no valor de 35 milhões de euros

O Metropolitano de Lisboa vai vender obrigações no valor de 35 milhões de euros, a segunda emissão em quatro meses, com a garantia do Estado e justificada pelo Plano de Expansão e Modernização da Rede, de acordo com o que foi anunciado esta segunda-feira.

Já em Dezembro, o Metro tinha realizado uma emissão de obrigações no montante de 85 milhões de euros também com a garantia pessoal do Estado.

Esta operação de emissão de obrigações no valor de 35 milhões de euros foi hoje descrita em Diário da República num despacho do Secretário de Estado do Tesouro e Finanças.

No despacho é explicada a autorização estatal para a emissão de novas obrigações com a concessão da garantia pessoal do Estado para cumprimento das mesmas com a fixação da taxa de garantia em 0,2 por cento ano, cita a Lusa.

É ainda referido no despacho que os investimentos do Metropolitano de Lisboa, E. P. E., «se inserem no âmbito de projectos relativos ao sistema de transportes da área metropolitana de Lisboa, procurando assegurar elevados padrões de qualidade e segurança no âmbito do serviço público que o Metropolitano de Lisboa, E. P. E., presta».

Por outro lado, o secretário de Estado justifica no despacho que esta autorização leva também em conta «o interesse para a economia nacional, resultante dos investimentos do Metropolitano de Lisboa, E. P. E., devido ao seu impacto económico, social e ambiental para a região onde se inserem» e que a operação «respeita as orientações relativas à variação do endividamento fixadas no Programa de Estabilidade e Crescimento 2010-2013».
Continue a ler esta notícia