Obama está contra consolas e iPad - TVI

Obama está contra consolas e iPad

Barack Obama

Presidente norte-americano receia que poder destes instrumentos tecnológicos prejudique a democracia. Mas admite não saber como funcionam

Relacionados
O presidente dos EUA advertiu estudantes universitários da Universidade de Hampton para o risco do uso de consolas e iPad, uma «diversão» que pode ferir «a democracia».



Barack Obama argumentou que «com os iPod, iPad, Xbox e Playstations, que ignoro como funcionam, a informação converte-se numa distracção, numa forma de diversão mais do que numa ferramenta de emancipação», disse, citado pelo jornal «El País».



Clique para ver algumas imagens



Isto porque, como «somos bombardeados continuamente com todo o tipo de assuntos que nos expõem a todo o tipo de argumentos cuja veracidade é, pelo menos, duvidosa», estes dispositivos contribuem para a proliferação de informações sem conteúdo. Elas «podem amplificar-se rapidamente» pelos media o que supõe «uma pressão sobre cada um de nós», mas também «para o país e para a democracia», justificou.



Apesar dos receios quanto ao poder destes instrumentos tecnológicos, Barack Obama reconheceu que «não podemos parar as mudanças, mas podemos adaptarmo-nos a elas».



As declarações do presidente norte-americano causaram surpresa pelo facto de a campanha de Barack Obama na corrida à Casa Branca ter sido levada a cabo sobretudo através dos recursos que a Internet disponibiliza.
Continue a ler esta notícia

Relacionados