Pilotos da Iberia em greve esta quinta-feira - TVI

Pilotos da Iberia em greve esta quinta-feira

Iberia

Companhia aérea colocou tem voos alternativos mais de 10 mil passageiros afectados pela paralisação

Relacionados
Os pilotos da companhia aérea espanhola Iberia vão estar em greve esta quinta-feira, em protesto contra a decisão da empresa de criar uma empresa low-cost, a Iberia Express. A paralisação vai anular um terço dos voos previstos.

«A greve agendada para amanhã mantém-se e 118 voos vão ser suprimidos», disse uma porta-voz da Iberia, acrescentando ainda que a paralisação não afecta os «voos operados por outras companhias, nem as ligações às ilhas Canárias e Baleares».

Este vai ser o segundo dia de greve dos pilotos da Iberia este mês. Os aviões ficaram «em terra» no dia 18 de Dezembro, obrigando, também, à anulação de 118 voos.

As rotas mais afectadas vão ser as com destino a Portugal, Itália, França, Alemanha, Reino Unido, Suíça e Holanda. Fora da Europa, os voos mais prejudicados serão os com destino ou partida dos Estados Unidos, Colômbia e Argentina.

A companhia terá conseguido arranjar uma solução para mais de dez mil passageiros afectados pela greve, através de acordos com outras companhias a operar na Europa, América e Médio Oriente.

O sindicato dos pilotos Sepla convoucou a greve por temer que, com a criação da nova companhia, sejam oferecidos salários mais baixos aos novos pilotos, que iriam violar o contrato coletivo em vigor.

No entanto, a companhia assegura que a criação da Iberia Express «não vai afectar as condições de salário e de trabalho» dos actuais funcionários, afirmou a porta-voz, citada pela Agência Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados