Qimonda: Bruxelas aprova ajuda de 2,4 milhões a ex-trabalhadores - TVI

Qimonda: Bruxelas aprova ajuda de 2,4 milhões a ex-trabalhadores

Qimonda

Ajuda vai chegar a 839 ex-trabalhadores da empresa. Esta é uma resposta favorável à candidatura apresentada no ano passado pelo Governo português

Relacionados
A Comissão Europeia aprovou esta quinta-feira uma ajuda financeira de 2,4 milhões de euros para 839 trabalhadores despedidos da fábrica da Qimonda de Vila do Conde, atribuída ao abrigo do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização.

Respondendo assim favoravelmente à candidatura apresentada no ano passado pelo Governo português, o executivo comunitário indicou que irá agora apresentar uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho com vista à mobilização da subvenção de 2 405 671 euros, que visa ajudar os 839 ex-trabalhadores da Qimonda portuguesa a encontrar novos empregos.

«A decisão hoje tomada ajudará os ex-trabalhadores da Quimonda a encontrar novos empregos, através de formação e apoios destinados a dotá-los de novas competências. Estou confiante que as medidas planeadas facilitarão a transição para um novo emprego», afirmou o comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, László Andor, citado pela Lusa.

Pacote de assistência inclui medidas

De acordo com a Comissão, o pacote de assistência do Fundo Europeu para a Globalização destinado aos ex-trabalhadores da Quimonda Portugal incluirá medidas como reconhecimento de competências, formação profissional, formação e apoios com vista à criação de empresas, ajudas à auto-colocação e incentivos ao recrutamento e prática profissional adquirida no local de trabalho.

O custo total estimado deste pacote ascende aos 3,7 milhões de euros, dos quais 2,4 milhões foram solicitados por Portugal ao Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização.
Continue a ler esta notícia

Relacionados