As redes sociais são cada vez mais uma via para fazer novos negócios ou simplesmente para os dinamizar. Mas em Portugal não é bem assim. Quase 70% das empresas portuguesas não tira partido deste submundo da Internet para atrair novos clientes.
Dos 75 países analisados pela fornecedora de escritórios Regus, Portugal é mesmo dos últimos na corrida ao mundo cibernético. Apenas cerca de 30% das companhias é adepta das redes sociais para fomentar os seus negócios (contra 40% da média dos outros países) e, destas, só 20% gastam dinheiro nesta ferramenta de marketing.
5 minutos no Facebook custam 1,5 milhões às empresas
Mas mais de um quarto das empresas a nível mundial (27%) aloca uma percentagem do seu orçamento para marketing só para investir nesta área. Um número «revelador da confiança que as empresas estão a depositar nas redes sociais enquanto forma de negócio», aponta o estudo.
Redes servem para manter contactos comerciais
Em Portugal, a maioria das empresas utiliza o Facebook ou o Twitter, entre outras redes, apenas para a manutenção de contactos comerciais. Quase metade dos inquiridos apontou a possibilidade de gestão e comunicação com grupos de clientes como a maior vantagem das redes sociais. Mas há também quem olhe para elas como uma oportunidade de encontrar informação relevante de negócio (58% dos inquiridos, mais do que a média global de 54%).
Um bom perfil dá mais garantias de novos clientes
O perfil de uma empresa, se bem desenhado, pode constituir um foco de atracção importante, já que 49% dos inquiridos (44% globalmente) ficaram impressionados com as animações audiovisuais da página de uma companhia nestes sites de amigos virtuais.
É certo que o investimento em redes sociais não é grande, em Portugal, mas as empresas nacionais são menos cépticas em relação ao seu potencial, do que a média dos inquiridos (29% contra 34%).
Pequenas empresas estão mais à frente
Um dado surpreendente é que são as pequenas empresas as que mais utilizam as redes sociais. Isto porque 44% das pequenas empresas conquistou com sucesso novos clientes através de redes sociais, enquanto as empresas médias alcançaram uma média 36% e as grandes empresas 28%.
São os sectores das TIC, vendas a retalho, media e marketing e consultoria os que mais se apoderam das redes sociais, enquanto os sectores industrial, de serviços financeiros e da saúde ficam para trás na corrida.
Os países com maior sucesso na conquista de novos clientes através das redes sociais são a Holanda (48%), Índia (52%), México (50%) e Espanha (50%).
Este estudo foi gerido e administrado pela empresa independente MarketingUK, e levado a cabo junto de mais de 15 mil inquiridos em 75 países, em empresas de todas as dimensões e de todos os sectores.
Quase 70% das empresas ignora as redes sociais
- Redação
- VC
- 7 jul 2010, 12:02
Facebook ou Twitter servem mais para manter contactos comerciais do que para atrair novos clientes
Continue a ler esta notícia