Salgado: «Entrada de capital chinês em Portugal é positiva» - TVI

Salgado: «Entrada de capital chinês em Portugal é positiva»

BES

Líder do BES diz que tal diversifica a origem do investimento externo

O presidente do BES, Ricardo Salgado, considerou esta sexta-feira «boa» a entrada de capital chinês em empresas portuguesas, já que demonstra que há outros países a olhar para Portugal, além dos europeus tradicionais.

«Foi muito bom termos chineses a investir, demonstra que Portugal não está apenas dependente da Europa em termos de investimentos externos, que há outros países que olham para nós», disse esta sexta-feira Ricardo Salgado, na apresentação das contas do banco de 2011, que teve prejuízos de 108,8 milhões de euros.

O BES Investimento assessorou em 2011 o grupo China Three Gorges, que comprou 21,35 por cento da EDP, e já este ano a chinesa State Grid na compra de 25 por cento da REN.

O Estado acordou na quinta-feira a venda de 40 por cento do capital da REN por 592,21 milhões de euros à chinesa State Grid e à Oman Oil Company, o que representa um prémio de 150 milhões face ao preço do mercado.

Ainda na apresentação de resultados, o presidente do BES, considerou um «erro estratégico» Portugal acabar com a zona franca da Madeira, encerramento que também contribuiu com o reforço da operação do banco na América Latina para estar perto dos seus clientes que aí vivem, especialmente madeirenses, que tinham contas no «offshore» da Madeira.

«Foi um erro estratégico enorme deixar a Madeira perder estas vantagens fiscais», disse Ricardo Salgado, adiantando que ainda há três zonas offshore na Península Ibérica, como Gibraltar.
Continue a ler esta notícia