Salgado: «Penso que fomos penalizados» nos testes de stress - TVI

Salgado: «Penso que fomos penalizados» nos testes de stress

BES

Presidente do BES sublinhou, ainda assim, que rácio de 6,9% para holding não financeira que controla o banco «não parece que seja mau»

Relacionados
O resultado dos testes de stress ao Espírito Santo Financial Group, a holding que controla o BES, foram «positivos», mas o presidente do banco, Ricardo Salgado, disse esta segunda-feira que o ESFG foi «penalizado» na avaliação a que o sector financeiro foi submetido a nível europeu.

«Penso que fomos penalizados», afirmou o presidente do BES, durante a apresentação das contas do primeiro semestre, em que o banco aumentou em 14,6% os seus lucros, para 282,2 milhões de euros. Ricardo Salgado sublinhou, no entanto, que «não estamos a recriminar ninguém».

Mesmo assim, Ricardo Salgado sublinhou que «o rácio de 6,9% para uma holding financeira não me parece que seja mau». Até porque os resultados não podem ser comparados de forma directa com os outros grupos portugueses analisados, dado que a actividade dessas instituições está direccionada unicamente para o negócio bancário.

«A ESFG, além do BES, também tem participações nos seguros e na saúde, que consomem recursos, pelo que é natural que os rácios de capital da holding sejam mais baixos do que os do banco».

Os rácios do BES «deverão ser mais fortes». A apresentação destes dados está marcada para o próximo dia 6 de Agosto. Ricardo Salgado assegurou que o banco «está forte, resistente e sólido». Os stress tests «provaram a solidez do grupo accionista do BES».

O banqueiro congratulou-se pela aplicação dos testes de resistência, um bom exercício, ainda que «díficil», para a União Europeia, «já que foi a primeira vez que se fez um exercício desta profundidade na Europa, com mais de 90 bancos analisados».
Continue a ler esta notícia

Relacionados