Secretas «devem» ajudar a informar empresas sobre mercados - TVI

Secretas «devem» ajudar a informar empresas sobre mercados

Passos Coelho

Primeiro-ministro defende que serviços de informações podem contribuir para que as empresas tenham informação «rigorosa e atualizada» dos mercados em que operam

O primeiro-ministro defendeu esta quarta-feira que os serviços de informações «podem e devem» contribuir , «em conjugação» com entidades como a AICEP, para que as empresas tenham uma informação mais «rigorosa e atualizada» dos mercados em que operam.

«O recurso que as nossas empresas não podem dispensar é a informação rigorosa e atualizada dos mercados em que operam, dos seus concorrentes e dos limites à sua atividade. Também aqui os serviços de informações, em conjugação com entidades como a AICEP, instituições académicas ou associações empresariais, setores estratégicos da economia, centros de inovação tecnológica e investigação científica, podem e devem dar um importante contributo», afirmou Pedro Passos Coelho.

O chefe do Governo discursava na abertura de um seminário internacional sobre «A Segurança Global e os Sistemas Democráticos: desafios e perspetivas», organizado pelo Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), na reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Antes, Pedro Passos Coelho considerou que «a constante contextualização dos riscos, ameaças e oportunidades através da leitura do ambiente estratégico internacional» é uma exigência que não se coloca apenas ao Estado, mas também às empresas.

«Os agentes económicos defrontam-se nos mercados abertos e competitivos nos nossos dias com recursos que não são apenas a competência, o espírito de iniciativa, a criatividade, a escala, a qualidade ou o preço».
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