Standard & Poor`s corta «rating» da Irlanda - TVI

Standard & Poor`s corta «rating» da Irlanda

Ordem

Impacto sobre o défice da ajuda governamental à banca do país leva agência de notação financeira a reduzir classificação da dívida da Irlanda de «AA»para «AA-»

Relacionados
A agência de classificação de risco financeiro Standard and Poor`s cortou o rating da Irlanda esta terça-feira. A nota da dívida da Irlanda caiu assim de «AA» para «AA-». A S&P alega que o impacto no défice da ajuda governamental ao sector financeiro do país é elevado.

Esta classificação, atribuída à dívida de longo prazo da Irlanda, corresponde a um devedor geralmente confiável, mas traz uma «perspectiva negativa», sinal de que a S&P pondera baixá-la ainda mais.

«O custo previsto no orçamento estatal para apoiar o sector financeiro irlandês cresceu consideravelmente em relação às nossas estimativas iniciais», destaca a agência num comunicado citado pela AFP.

«Um novo corte de rating é possível caso o custo para ajudar a banca aumentar, ou se outros acontecimentos económicos negativos debilitarem a capacidade do Governo para atingir os seus objectivos orçamentais a médio prazo».

Mais ainda, a S&P antecipou que «diante do recente anúncio de novas injecções de capital no Anglo Irish Bank, as nossas últimas projecções mostram que a dívida pública da Irlanda aumentará em 113% de seu Produto Interno Bruto em 2012».

Este corte no rating da Irlanda surge logo na véspera de o país emitir entre 400 a 600 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro. A redução da classificação da dívida soberana daquele país têm impacto directo no custo de financiamento do Estado e das suas empresas.

Também a Moody`s procedeu ao corte de rating da Irlanda, de Aa1 para Aa2, no passado mês de Julho. Isto depois de ter baixado a classificação da dívida soberana de Portugal, devido ao aumento da dívida e às perspectivas de baixo crescimento.

Moody`s corta «rating» da Irlanda
Continue a ler esta notícia

Relacionados