Supermercados Minipreço à venda - TVI

Supermercados Minipreço à venda

Grupo francês Carrefour quer deixar de operar em Portugal

Relacionados
O grupo francês Carrefour quer sair de Portugal. Depois de ter vendido as superfícies de insígnia com o mesmo nome à Sonae, quer agora desfazer-se da cadeia Minipreço. Em Julho de 2007 o grupo vendeu 12 hipermercados à empresa liderada por Belmiro de Azevedo.

Carrefour escusa-se a comentar eventual saída de Portugal

Sonae e Jerónimo Martins não comentam, Mosqueteiros não descarta

De acordo com o jornal «Le Fígaro», são 524 lojas que precisam de um comprador, para que o Carrefour deixe de operar de todo em Portugal. No entanto, a aquisição da cadeia por algum dos operadores já a actuar em Portugal poderá levantar problemas de concorrência.

Veja a reportagem aqui

Já quando a Sonae adquiriu as lojas Carrefour, a Autoridade da Concorrência impôs condições para que o negócio pudesse concretizar-se, nomeadamente a venda de alguns dos projectos do grupo.

O Espírito Santo Equity Research considera que a Jerónimo Martins e a Sonae são potenciais compradores. O banco estima que a compra pode custar 800 milhões de euros, o que, no caso da Sonae, poderia obrigar a um aumento de capital. A Jerónimo Martins, dona da cadeia Pingo Doce, não necessitaria de aumentar capital, mas o Espírito Santo considera que as redes das duas marcas (Pingo Doce e Minipreço) têm uma «enorme sobreposição».

Também a Caiba BI não está surpreendida com a decisão do Carrefour e acredita que um dos operadores presentes no país poderá comprar as lojas. «Apesar da estratégia da Jerónimo Martins estar focada na entrada em novos mercados, não será de excluir o interesse do grupo nesta aquisição», diz.
Continue a ler esta notícia

Relacionados