Toyota lança novo Yaris - TVI

Toyota lança novo Yaris

Empresa quer inverter queda nas vendas

A Toyota vai lançar em Novembro o novo Yaris, o modelo citadino com que a marca japonesa pretende inverter, nos próximos anos, a queda de vendas provocada pela crise económica, adianta um porta-voz da Toyota Caetano.

A Toyota, que actualmente está com uma queda nas vendas de 48,8 por cento nos carros ligeiros de passageiros, segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), pretende compensar a quebra de receitas com o novo Yaris, sabendo de antemão que, «apesar da difícil conjuntura, os clientes estão à procura de carros de segmentos inferiores, como o Yaris», refere António Costa, da Toyota Caetano.

O Yaris, que representam mais de 30 por cento das vendas da Toyota em Portugal, é para a marca japonesa a resposta à crise, até porque «o mercado caiu abruptamente e, à medida que o tempo vai passando, o segmento B [Toyota Yaris, Ford Fiesta, Opel Corsa, Renault Clio, entre outros] tem mais importância», adianta António Costa.

Para o porta-voz da Toyota Caetano, a marca nipónica «estava mesmo a precisar de um novo modelo Yaris, independentemente de o mercado estar em queda em quase toda a Europa».

O presidente da Toyota para a Europa, Didier Leroy, afirmou recentemente que a multinacional japonesa investiu 100 milhões de euros na nova geração do Yaris e 25 milhões de euros na sua versão híbrida, a ser lançada já no próximo ano.

Preços a partir dos 12.980 euros

O investimento foi feito na fábrica da Toyota de Onnaing, no norte de França, uma unidade com 3500 trabalhadores que vai produzir o novo Yaris.

Segundo a Toyota, o modelo é estratégico para o aumento das vendas em toda a Europa e, por isso, a marca nipónica aposta em «motorizações mais eficientes, inovadoras transmissões e maior agilidade», tendo um vista um público mais jovem.

Até porque, durante a última década, «o Yaris tem consistentemente representado um forte contributo para o aumento das vendas da Toyota na Europa, impulsionando a imagem de marca e tornando-se num pilar fundamental das operações europeias de produção».

Segundo Didier Leroy, a Toyota quer vender um milhão de carros na Europa dentro de «dois ou três anos».

O novo Yaris será vendido em Portugal a partir dos 12.980 euros e poderá chegar aos 16.980 para a versão superior a gasóleo. Pela primeira vez, um modelo deste segmento terá como equipamento de série a partir do nível Comfort um sistema multimédia, que inclui um rádio, um leitor de CD/MP3.

O carro conta ainda com uma conectividade «Bluetooth» para telemóveis com facilidade de transmissão de música e uma sincronização automática com a agenda e ainda uma porta USB que permite a ligação de leitores de música portáteis.
Continue a ler esta notícia