Venda de computadores em Portugal cai 28,4% - TVI

Venda de computadores em Portugal cai 28,4%

computador

Surgimento de tablet e e-book teve efeito «negativo» no mercado dos PC e portáteis

Relacionados
As vendas de computadores em Portugal deverão ter caído 28,4 por cento, face ao ano anterior. A conclusão é da empresa IDC - consultora de tecnologias de informação, num estudo divulgado esta quinta-feira.



Uma quebra no número de unidades vendidas, acompanhada também por uma queda no valor obtido por estas vendas: menos 34,2%, em relação a 2010.



Só no segmento dos computadores portáteis, 2011 foi um ano em que se venderam menos 27,4% unidades. Já em termos de valor, esta quebra de vendas é equivalente a uma diminuição de 34,2%. «No último trimestre prevemos uma quebra de 37,8%, em unidades vendidas e 38,4% em termos de valor» disse Gabriel Coimbra.

Entre portáteis e PC, são os primeiros que mais rendem aos bolsos dos vendedores - sozinhos representam 80% do valor total das vendas.



Tablets e e-book conquistam



Já a contrariar esta tendência estão os tablets e os e-books, que conquistaram, este ano, os portugueses e que, juntamente com os smartphones, apesar de «não substituírem os portáteis», têm um «efeito negativo» no mercado dos computadores.



Tablet e e-book são, aliás, os únicos segmentos com crescimento garantido em 2012, de acordo com Gabriel Coimbra, director-geral da IDC.
Continue a ler esta notícia

Relacionados