Transportes: se salários não aumentarem, vem aí nova greve - TVI

Transportes: se salários não aumentarem, vem aí nova greve

Greve de transportes

Trabalhadores do sector dizem que empresas já tinham prometido aumentos este ano e que não aconteceram. Por isso não descartam nova paralisação

Relacionados
Se o próximo Orçamento do Estado não contemplar medidas de apoio ao sector dos transportes, designadamente o aumento dos salários em 2011, os trabalhadores admitem avançar para uma greve.

«A possibilidade de futuras formas de luta esteve hoje em cima da mesa como uma possível resposta a encetar, caso continuemos com a situação que vivemos este ano, de não haver aumentos salariais, havendo uma redução do rendimento disponível de quem trabalha», disse à agência Lusa José Manuel Oliveira, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário, depois da reunião da Federão dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações com várias organizações de trabalhadores do sector.

As empresas, dizem os funcionários, prometeram para este ano aumentos de ordenados, que não aconteceram. E além da actualização salarial, os trabalhadores estão preocupados com «o problema da contratação colectiva, questões relativas às condições de trabalho em relação a cada uma das empresas e também ao anúncio da privatização de algumas empresas do sector dos transportes», como a ANA e a CP.

Privatizações? Trabalhadores são «contra»

Os trabalhadores declaram-se «totalmente contra» as privatizações, na medida em que «degrada e acaba com um sector que deve ser a prestação de um serviço público à população».

Os trabalhadores agendaram uma segunda reunião para o próximo dia 19 de Outubro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados