Reformas: dinheiro acaba em 2040 - TVI

Reformas: dinheiro acaba em 2040

Especialistas dizem que vêm aí cortes «severos» no valor das pensões, bem como aumento da idade de reforma

Relacionados
Só há dinheiro na Segurança Social para pagar as reformas até 2040, o que torna inevitável reduzir o valor da pensão e aumentar a idade de reforma, dizem os economistas.

O ex-ministro da Segurança Social, Bagão Félix, e o professor do ISEG, João Cantiga Esteves, não têm dúvidas de que, dentro de poucos anos, esse será um cenário inevitável, tendo em conta o panorama traçado na proposta do Orçamento do Estado para 2012, escreve o jornal «Correio da Manhã» na edição desta segunda-feira.

Aliás, ao contrário das previsões de anos anteriores, a proposta do OE2012 deixa explícito que, entre 2030 e 2035, as receitas da segurança Social não serão capazes de financiar as pensões dos portugueses. Em 2035, por exemplo, a receita das contribuições e quotizações para a Segurança Social chegará a 22 mil milhões de euros, mas a despesa vai superar os 22,5 mil milhões de euros.

Bagão Félix acredita que «os portugueses têm motivos para estar muito preocupados com a sua reforma». Até porque, as pensões - a partir de 2020 - vão ser bastante inferiores às actuais», devido ao «crescimento demográfico e à estagnação da economia».

Já para João Cantiga Esteves, só há mesmo duas formas de resolver o problema: reduzir o valor da pensão e aumentar a idade de reforma.
Continue a ler esta notícia

Relacionados