«Moody's está isolada neste ataque a Portugal» - TVI

«Moody's está isolada neste ataque a Portugal»

António Perez Metelo

Perez Metelo lembra que acordo internacional está em curso e que seria normal agências eperarem para ver se resulta

A Moody's «está isolada neste ataque» a Portugal, sublinhou esta quinta-feira o comentador da TVI, António Perez Metelo, que dá «muita importância a isso». Peres Metelo lembrou mesmo que «não se levantou uma única voz na Europa a dizer 'sim senhor, fizeram muito bem'».

O jornalista destacou no «Jornal das 8» da estação de Queluz de Baixo que «as outras agências não estão a alinhar neste ataque» e que «a Standard & Poor's disse mesmo que ia esperar para ver como corre a concretização do acordo assinado com as entidades internacionais».

Perez Metelo não quer acusar as agências de um ataque ao euro, mas lembra que não se justifica a acção da Moody's numa altura em que «está em vigor um acordo internacional, que as duas partes estão a cumprir e que ninguém denunciou».

Na comparação com a Grécia, o comentador lembra que o outro país registou uma quebra 5% no PIB, o que representa uma recessão profunda, ao passo que nós não temos uma recessão desta dimensão desde o 25 de Abril.

Por isso, diz, se queremos distanciar-nos da Grécia, o mais importante é «reduzir o mais possível a quebra da economia neste ano e no próximo».

«Sozinhos não temos força para mudar estes comportamentos das agências, a Europa teria mas ainda não sabe fazer ou não quer fazer. Por isso, tudo o que podemos fazer é mudar o nosso comportamento, mostrar que estamos a trabalhar para sair do buraco financeiro», conclui.
Continue a ler esta notícia