Alemanha com crescimento anémico, França em recessão - TVI

Alemanha com crescimento anémico, França em recessão

Merkel e Hollande

Maior economia da Europa escapou por pouco à recessão. Mesmo assim, regista crescimento anémico. Já a França entra na terceira recessão em quatro anos

A economia alemã, que é a maior da Europa, registou um crescimento de apenas 0,1% no primeiro trimestre, segundo estimativas oficiais. Os economistas estimavam uma expansão de 0,3%, pelo que o valor desiludiu os peritos.

O Produto Interno Bruto (PIB) alemão aumentou apenas 0,1% entre janeiro e março depois de uma contração de 0,7% no último trimestre de 2012, segundo os dados preliminares do gabinete de estatísticas federal alemão Destatis.

Segundo o Bundesbank, a recuperação da maior economia europeia terá sido atrasada pelo inverso rigoroso, que penalizou o sector da construção e os índices de confiança dos empresários.

Esta «performance» mais fraca do que o estimado para a Alemanha antecipa que a economia europeia terá continuado em recessão no primeiro trimestre. Os dados do PIB da Zona Euro serão divulgados esta manhã pelo Eurostat e as expectativas apontam para uma queda do PIB de 0,1%.

Mas não foi só a Alemanha que desiludiu. A França entrou mesmo em recessão, ao atingir uma queda do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,2% no primeiro trimestre do ano, depois de uma contração semelhante nos últimos três meses de 2012, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatísticas francês. Os economistas apontavam para uma contracção mas de 0,1%.

Esta é já a terceira recessão técnica - período de dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB - da economia francesa no espaço de quatro anos.

O Governo francês mantém, no entanto, a sua previsão de crescimento económico de 0,1% para este ano.
Continue a ler esta notícia