«Vamos esperar para ver. Até prova em contrário eu acredito que os representantes dos pilotos nos sindicatos são homens de palavra», afirmou o ministro da Economia, Pires de Lima, aos jornalistas, citado pela Lusa.
Em relação à desistência de um dos candidatos à privatização da TAP, Pires de Lima, que falava antes da cerimónia de apresentação da nova marca da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal com o nome Metal Portugal, disse apenas que «as propostas têm de se apresentar até ao dia 15 de maio, nessa altura (ver-se-á) que propostas vinculativas é que surgem».
Hoje, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou o presidente da TAP, Fernando Pinto, de querer «confundir e iludir os pilotos» ao imputar-lhes, «de um modo absurdo, a responsabilidade pelas consequências de atos praticados pela administração da empresa».
«Esta comunicação visa confundir e iludir os pilotos sobre o que está agora verdadeiramente em causa e imputar-lhes, de um modo absurdo, a responsabilidade pelas consequências de atos praticados pela administração da empresa, configurando uma preocupante manifestação de irresponsabilidade», lê-se na resposta do SPAC à carta enviada por Fernando Pinto aos pilotos.
Na carta enviada na terça-feira, Fernando Pinto acusou o SPAC de invocar «acordos» inexistentes, distorcendo ou omitindo factos, garantindo que «a TAP cumpriu rigorosamente a sua parte do compromisso assumido quanto à negociação dos domínios do Acordo de Empresa».
Os pilotos da TAP reúnem-se hoje em assembleia-geral para discutir o acordo assinado em dezembro com o Governo, estando em cima da mesa a possibilidade de uma nova greve, a um mês da entrega de propostas à compra do grupo.
Hoje os pilotos reafirmam que ainda não foi reposto o vencimento de senioridade – que representa 1,5% do vencimento base por ano -, reposição com a qual, argumentam, «o Governo concordou expressamente [...] no processo negocial».