Fitch baixa rating da dívida da Hungria - TVI

Fitch baixa rating da dívida da Hungria

Mercados

Fitch está preocupada com a deterioração das finanças públicas e receios quanto ao alto nível de endividamento da Hungria

Relacionados
A agência de notação financeira Fitch baixou esta quinta-feira o rating da dívida húngara para BBB-, devido a preocupações com a deterioração das finanças públicas e receios quanto ao alto nível de endividamento da Hungria.

«A revisão em baixa da notação da Hungria reflecte uma deterioração material da posição orçamental do país no médio prazo, com níveis relativamente altos de dívida pública, dívida externa e dívida bancária em divisa estrangeira», refere a Fitch, para justificar a atribuição do rating BBB-, apenas um nível acima da notação de lixo ( junk).

Os níveis de dívida, disse em comunicado Ed Parker, do departamento de economias emergentes europeias da Fitch, «deixam o país vulnerável a choques negativos» externos.

A Fitch considera que os planos do novo governo húngaro - que este ano conquistou uma maioria de dois terços no parlamento - vão enfraquecer as finanças públicas, apesar da actual recuperação económica e da redução prevista do défice orçamental para 3,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), contra 9,4 por cento em 2006.
Continue a ler esta notícia

Relacionados