Funcionários das Finanças iniciam hoje greve de 20 dias - TVI

Funcionários das Finanças iniciam hoje greve de 20 dias

Finanças

Trabalhadores vão protestar em frente ao Parlamento

Relacionados
Os funcionários das finanças iniciam esta quarta-feira uma greve de 20 dias, até à greve geral de 23 de Novembro, um dia depois do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) ter admitido agir judicialmente contra a tutela.

A greve, convocada pelo Sindicato a 19 de Outubro, e que hoje será de âmbito nacional, com uma manifestação frente à Assembleia da República, em Lisboa, será realizada ao nível distrital a partir de quinta-feira, até 30 de Novembro.

Terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos admitiu à Lusa agir judicialmente contra o ministério das Finanças por litigância de má fé, caso tenha sido invocado o interesse público para justificar o congelamento de concursos e da avaliação permanente.

A 20 de Outubro, o STI interpôs uma providência cautelar, contra os efeitos do Despacho nº 15248-A/2010, invocando a sua ilegalidade e poderá vir a avançar com uma acção por litigância de má fé, disse o dirigente do STI, Hélder Ferreira.

Muitos serviços estão fechados e o presidente do sindicato dos trabalhadores dos impostos solicitou a todos os colegas para, a partir das 17h30, desligarem o sistema informático.

O sindicato fala numa adesão superior a 80 por cento, uma vez que, em todo o país, foram muitas as repartições de finanças que nem sequer abriram portas.

Veja aqui o vídeo
Continue a ler esta notícia

Relacionados