OCDE: inflação atinge nível mais alto desde 2008 - TVI

OCDE: inflação atinge nível mais alto desde 2008

Inflação

Valor em Portugal foi de 3,5% como previsto pelo Orçamento do Estado para 2012

A inflação homóloga nos países da OCDE subiu para 3,3 por cento em Setembro deste ano, uma décima acima de Agosto e o valor mais alto desde Outubro de 2008, anunciou esta quarta-feira a instituição.

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), sem contar com a alimentação e com a energia, a taxa de inflação anual nos 34 países membros foi de 1,9 por cento em Setembro, uma décima mais do que no mês anterior, o que representa um máximo que não era alcançado desde Abril de 2009.

Os preços da energia dispararam em 14,2 por cento até Setembro, explicou a OCDE, 0,7 pontos acima dos níveis de Agosto, mas foram equilibrados pelo lento aumento no sector alimentar, que se fixou nos 4,2 por cento.

Enquanto em Portugal o valor registado foi de 3,5 por cento, como previsto pelo Orçamento do Estado para 2012, na Zona Euro a inflação encontra-se em três por cento, acima do valor estabelecido pelo Banco Central Europeu como alvo da estabilidade de preços.

No Reino Unido, a inflação anual saltou para 5,2 por cento em Setembro deste ano, muito à base dos preços do sector da energia (18,1 por cento), um pico que já não se verificava há três anos, quando se sentiu o valor mais alto desde o começo dos registos da organização.

Em Itália, a inflação em Setembro passou para três por cento, de 2,8 em agosto, e na Alemanha foi de 2,6 por cento, também duas décimas acima dos valores registados no mês anterior.

Por seu lado, os Estados Unidos sentiram um aumento de preços de 3,9 por cento em Setembro, mantendo-se estável em França (nos 2,2 por cento) e tendo desacelerado no Japão de 0,2 para zero por cento.
Continue a ler esta notícia