Governo garante: pensões estão asseguradas - TVI

Governo garante: pensões estão asseguradas

Idosos

Taxa de substituição acima da média

Relacionados
O secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, garante que a reforma feita no sistema de pensões garante a Portugal a sustentabilidade das mesmas para as próximas décadas, escreve a Lusa.

Pedro Marques referiu que o relatório da OCDE sobre pensões, divulgado esta quinta-feira, já reconhece que a idade média de reforma em Portugal é mais alta que a média dos restantes países da organização.

«O que nos dá indicadores positivos nessa área, pois já temos essa prática», disse.

Segundo um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), Portugal é o país da Europa onde os homens se reformam mais tarde, aos 67 anos, dois anos depois da idade legal de reforma.

Peso no PIB abaixo da média

O secretário de Estado da Segurança social lembrou que o principal indicador usado pela OCDE no relatório divulgado é o peso da despesa com pensões no PIB de cada país.

«Em Portugal esse peso é menos de metade da média dos países da OCDE, o que nos dá muito conforto na reforma que fizemos porque nos últimos anos aumentámos muito a despesa com pensões, o que permitiu reduzir para metade a pobreza dos idosos», disse.

Pedro Marques assegurou que o apoio aos idosos poderá continuar a ser feito porque Portugal tem uma situação sustentada.

Segundo o governante, citando o relatório, a despesa com pensões em Portugal vai crescer o correspondente a 1,4% do PIB, enquanto a média nos restantes países da OCDE é de 3%.

«Em Portugal a despesa com pensões está a crescer de forma sustentada», afirmou.

O secretário de Estado salientou ainda que outro dos indicadores usados no relatório é o nível de protecção assegurado pelas pensões e nessa área Portugal também tem «boas condições actuais e futuras» porque tem taxas de substituição ligeiramente acima da média.

«Este relatório dá-nos muita confiança na reforma que foi feita na Segurança Social», concluiu referindo o factor de sustentabilidade como garante da sustentabilidade para além de 2050. O factor de sustentabilidade prevê que a idade de reforma aumente de forma proporcional ao aumento da esperança média de vida, o que pode significar um ou dois meses por ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados