Finlândia: «Não há outra saída senão ajudar» - TVI

Finlândia: «Não há outra saída senão ajudar»

PS discute listas [MARIO CRUZ/LUSA]

O futuro, e provável, primeiro-ministro garante que o seu país não será um entrave ao resgate financeiro português

O provável chefe do novo Governo finlandês, Jyrki Katainen, disse esta terça-feira que não há outra saída senão ajudar Portugal e acredita mesmo que será possível encontrar uma «visão comum» para concretizar esse apoio.

Em declarações aos jornalistas, Katainen disse ainda que «não é possível escapar» ao pacote de ajuda português e que a Finlândia não irá criar qualquer entrave ajuda. «A Finlândia não cria problemas, resolve esses problemas», disse ainda, frisando que está seguro de que será «encontrada uma solução».

Katainen admite que não sabe como será esse pacote de ajuda, mas também fez questão de mencionar que as alterações propostas pela Finlândia «não serão muito grandes» e que o país terá sempre uma atitude «responsável».

O líder dos conservadores afirmou ainda, numa convenção do seu partido, que quando um país da Europa está ameaçado também os outros sofrem com essa instabilidade, e portanto fez questão de sublinhar que não entende por que existem alguns finlandeses que não querem apoiar um parceiro da União Europeia.

Jyrki Katainen está a negociar a formação de um novo governo com o partido dos Verdadeiros Finlandeses, que se opõe à ajuda a Portugal. Naquilo que pode ser visto como um sinal para os seus novos parceiros de coligação, o líder conservador afirmou que todas as formações que quiserem fazer parte do governo precisarão de apoiar, na totalidade, o programa definido.
Continue a ler esta notícia