Portugal tem dos funcionários mais sorridentes - TVI

Portugal tem dos funcionários mais sorridentes

Sorriso

Tempo de espera nacional está dentro da média

Portugal foi eleito um dos países onde os funcionários em funções de atendimento são mais sorridentes. Numa lista de 24, o nosso país ficou em 3º.

O estudo sobre a qualidade do atendimento é da Mystery Shopping Providers Association (MSPA), uma organização de especialistas no método de «cliente mistério», que contou com a colaboração da consultora portuguesa Pentaudis.

Em termos de tempo de espera na fila, Portugal fica a meio da tabela, precisamente em 12º lugar de uma lista liderada por Dinamarca, Suécia, Inglaterra e Espanha e que tem a Rússia na cauda. Em média, esperam-se seis a sete minutos para se ser atendido em Portugal, o dobro dos países mais rápidos. Na Rússia, é preciso esperar 25.

O estudo especifica que, numa análise sector a sector, o tempo médio de espera mais curto verifica-se nas farmácias, sector da moda, supermercados e garrafeiras e ronda os dois a quatro minutos. Nos correios e na banca espera-se bem mais: cerca de 20 minuto.

O nível de insatisfação em Portugal fica-se pelos 10%, o que compara com uma média de 30% para a lista dos 24 países analisados.

Na média dos 24 países, nos últimos dois anos o tempo média de espera aumentou de cinco para nove minutos, uma deterioração que a empresa acredita poder dever-se à redução de recursos humanos.
Continue a ler esta notícia