Ministro: desemprego actual é «insustentável» - TVI

Ministro: desemprego actual é «insustentável»

Outras das prioridades serão as empresas, alerta

Relacionados
O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, considerou «inaceitável» e «insustentável» que o país continue com uma taxa de desemprego tão elevada.

Na sua primeira intervenção - após a tomada de posse - o ministro reagiu à taxa de desemprego no nosso país que permanece nos 12,4% (máximo histórico) há seis meses consecutivos.

Dados do Eurostat, divulgados na sexta-feira, adiantavam que a taxa de desemprego entre os jovens portugueses, com menos de 25 anos, subiu em Maio para 28,1% face aos 27,9% assinalados em Abril.

Álvaro Santos Pereira explicou ainda que vai liderar um ministério do empreendedorismo. «Vamos apostar num choque do empreendedorismo e da inovação. Isso vai ser uma das marcas do meu ministério e deste Governo», adiantou no decorrer da sessão de apresentação pública do colectivo empresarial LIDE Portugal.

Sobre a forma como vai lidar com as empresas, o ministro disse que o Executivo vai ser «facilitador de negócios» mas sem impor de cima o que deve ser feito.

«Vocês é que vão guiar, não sou eu. O que vamos dar é incentivos e maiores oportunidades de negócios para que vocês criem as redes de negócios e os façam, sem serem ditados mas sim facilitados de cima», rematou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados