Desalavancagem dos bancos «está em fase avançada» - TVI

Desalavancagem dos bancos «está em fase avançada»

Vítor Gaspar - Debate AR

Banca deve continuar a fornecer «níveis adequados de crédito», diz Vítor Gaspar

Relacionados
O processo de desalavancagem (desendividamento) dos bancos portugueses «está em fase avançada», e a banca deve continuar a fornecer «níveis adequados de crédito» à economia, disse o ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

«Apesar das condições adversas, os bancos portugueses estão mais bem capitalizados que antes do programa de assistência», disse Gaspar, durante uma conferência da Associação Portuguesa de Bancos, em Lisboa.

Numa intervenção proferida em inglês, onde citou Maquiavel, Gaspar notou que os bancos portugueses «continuam a mostrar grande capacidade de atrair depósitos», o que é uma «demonstração de confiança no sistema bancário».

Gaspar notou ainda que o processo de recapitalização da banca está a «prosseguir dentro dos prazos previstos», e através de «solução de mercado».

O ministro recordou ainda que, caso os bancos não consigam angariar todo o capital de que necessitem nos mercados, podem recorrer ao fundo estatal resultante do programa de assistência. Citando o governador do Banco de Portugal, Gaspar disse que «os valores disponíveis» no fundo estão «acima das necessidades» da banca.
Continue a ler esta notícia

Relacionados