Mais de cem alunos vão estagiar fora do país - TVI

Mais de cem alunos vão estagiar fora do país

  • Portugal Diário
  • 19 jan 2007, 15:39

EUA, Reino Unido e França são os países mais procurados pelos estudantes

Mais de cem estudantes portugueses vão estagiar este ano em universidades, empresas e instituições científicas internacionais, ao abrigo do maior programa mundial de intercâmbio de estágios. A notícia é avançada pela Lusa.

A iniciativa é da International Association for Exchange of Students for Technical Experience (IAESTE), a maior organização internacional de intercâmbio de estudantes universitários, que promove esta semana em Portugal o seu 59º encontro anual.

De acordo com o Instituto Superior Técnico, que integra o secretariado nacional do IAESTE, trata-se da primeira vez que Portugal vai oferecer aos seus estudantes mais de cem estágios, duplicando assim o número do ano passado.

Até agora esses estágios só eram possíveis através de concurso e tinham uma duração muito longa, impossibilitando os estudantes de os realizarem durante os meses de férias, como é pressuposto do programa IAESTE.

Os estudantes portugueses que saem em troca dos estrangeiros que entram vão ficar distribuídos equitativamente por centros de investigação e por empresas em mais de 80 países, dos cinco continentes, inseridos na organização IAESTE.

«Os mais procurados não são os mais efectivados. Há uma grande procura dos Estados Unidos, mas uma procura quase nula de lá para cá. Não há preferência dos americanos por Portugal», exemplificou Bernardo Herold, professor do Instituto Superior Técnico.

O Reino Unido e a França também são muito procurados, mas no âmbito da Europa os países com que há mais intercâmbio são a Alemanha, Suíça, Espanha, Grécia e Turquia. A nível internacional, a maior parte das trocas de alunos portugueses faz-se com a China, Japão, Coreia e Tailândia.
Continue a ler esta notícia