Alberto Martins recandidata-se a líder parlamentar - TVI

Alberto Martins recandidata-se a líder parlamentar

  • Portugal Diário
  • 15 mar 2007, 08:30

Lidera desde 2005 a primeira maioria absoluta socialista. Não tem lista adversária

Alberto Martins, que lidera desde 2005 a primeira maioria absoluta do PS no Parlamento, candidata-se esta quinta-feira a um segundo mandato de dois anos, com a mesma equipa de doze dirigentes e sem nenhuma lista adversária, refere a Lusa.

Há dois anos, Alberto Martins foi eleito líder parlamentar do PS no dia 16 de Março, com 83 votos a favor, 18 contra e dez em branco, tendo participado no acto eleitoral 111 dos 121 deputados socialistas.

As eleições de hoje decorrerão entre as 14:00 e as 19:00 horas e os deputados votarão em dois boletins, um para a única lista concorrente à direcção parlamentar e outro para o conselho fiscal, também sem concorrência.

O recém-nomeado presidente da Comissão de Assuntos Económicos em substituição de João Cravinho, Rui Vieira, é o candidato a presidente do conselho fiscal e António Ramos Preto e Odete João os candidatos a vogais.

No final das eleições, os deputados socialistas vão reunir-se com o secretário-geral do PS e primeiro-ministro, José Sócrates.

Integram a direcção parlamentar Afonso Candal, Ana Catarina Mendes, António Galamba, Helena Terra, Jorge Strecht, José Junqueiro, Manuela Melo, Manuel Maria Carrilho, Marcos Perestrello, Mota Andrade, Ricardo Rodrigues e Sónia Sanfona.

A equipa escolhida por Alberto Martins há dois anos, que já sofreu quatro alterações, era composta por seis deputados que apoiaram em 2004 a candidatura de Manuel Alegre à liderança do PS contra José Sócrates, incluindo o próprio líder parlamentar.

A maioria dos vice-presidentes escolhidos transitou da anterior direcção parlamentar do PS, liderada por António José Seguro, que, na sequência da vitória dos socialistas nas legislativas de 2005, não quis continuar no cargo.

Entretanto saíram da direcção parlamentar do PS Guilherme d'Oliveira Martins, Cristina Granada, Maria de Belém e Vitalino Canas, que foram substituídos por Afonso Candal, Helena Terra, Ricardo Rodrigues e Sónia Sanfona.
Continue a ler esta notícia