Estado gasta 4 milhões em tempos de antena - TVI

Estado gasta 4 milhões em tempos de antena

Estado gasta 4 milhões em tempos de antena

A organização de cada acto eleitoral custa 9 milhões de euros. Os tempos de antena dos partidos, que quase ninguém vê, levam uma das maiores fatias dos gastos do Estado com as eleições: quase 4 milhões de euros.

Num ano, o Estado vai gastar 23 milhões de euros para organizar três eleições. Com o dinheiro gasto pelos partidos, só as legislativas custarão 30 milhões, refere o jornal A Capital.

A maior fatia - cerca de 8 milhões - são para pagar os tempos de antena dos partidos e aos membros das mesas de voto. Só estes últimos implicarão um gasto de 12 milhões de euros no próximo ano para que estejam presentes nos três actos eleitorais marcados até Janeiro de 2005.

«A máquina que as organiza é barata. Mas as eleições em si são muito caras», afirma Jorge Miguéis, subdirector-geral do Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral - STAPE. Um custo que aumentou exponencialmente na última década com a necessidade de pagar aos membros das meses de voto - sob pena de estes não chegarem para as necessidades - e com a atribuição de indemnizações às rádios e televisões que transmitem os tempos de antena.
Continue a ler esta notícia